Criar um Site Grátis Fantástico
Jararacuçu
Jararacuçu


Serpente de hábito terrícola. É uma das maiores serpentes do grupo da Jararaca. Por ser de porte grande consegue inocular muito mais veneno que as outras e portanto, causar acidentes com conseqüências muito mais graves, inclusive com casos fatais. As presas inoculadoras de veneno com até 2,5cm de comprimento e as glândulas venenosas muito desenvolvidas. É, sem dúvida, a espécie que maior quantidade de veneno produz e pode inocular, e certamente ocasiona acidentes graves. O colorido apresenta diferenciação com a idade e com o sexo, os jovens têm colorido em tons castanhos, os adultos geralmente apresentam manchas pretas sobre fundo amarelo, as fêmeas, e sobre fundo castanho, os machos, que também são menores. Estes apresentam tamanho menor que as fêmeas.

 

Nompopular: Jararacuçu
Outras denominações: jararacuçu-verdadeiro, surucucu, surucucu-dourada, surucucu-tapete, urutu-dourado, urutu-estrela e patrona
Nome científico:  Bothrops jararacussu
Gênero: Bothrops
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Ophidia (serpentes)
Família: Viperidae
DentiçãoSolenóglifa
Hábitos Alimentares: Pequenos roedores e anfíbios
Reprodução: Vivípira, nascendo entre 16 e 20 filhotes
Tamanho: até 2 metros de comprimento
Hábitat: Matas
Atividade: Diurna e Noturna
Distribuição Geográfica: É encontrada na Bolívia, Brasil (Bahia e Mato Grosso até o Rio Grande do Sul), Paraguai e Argentina.


ONLINE
1


Partilhe esta Página